domingo, 31 de maio de 2009

GREVE E COPA

Meus queridos alunos, estamos diante de um impasse. Não tem dinheiro para o piso dos professores,é o que afirma o governador. Agora com a confirmação de Fortaleza como uma da sedes da COPA vai aparecer dinheiro, mas não para o piso dos professores e nem para o piso das escolas. Entedemos como piso a base sobre a qual se levantará uma estrutura, quanto mais sólida e firme a base maiores as possibilidades de construi-se. Portanto o piso dos professores é a base onde se incorporarão outras garantias.E na escola o piso são as instalações somados a qualidade dos profissionais que administram a escola somados ao projeto político pedagógico da mesma. Ter paixão pelo nosso ofício não quer dizer que temos que abrir mão de comer, beber, morar, ir e vir, comprar livros, fazer cursos, ir ao cinema, a praia, ao teatro ao estádio, chupar picolé na esquina, e tantas outras coisa que todos nós desejamos.Quando pedimos aumento ou qualquer outra alusãp a dinheiro nos chamam de mercenários.Não é um sacerdócio ser professor.Vejam o meu caso, afinal nos conhecemos;tenho a felicidade de trabalhar em uma só escola, mas perguntem ao outros colegas meus em quantas escola tem que trabalhar, são poucos como eu. Mas continuando tenho 16 turmas de mais ou menos 50 alunos, são então 800, quanto tempo vocês acham que levo para preparar as aula e depois corrigir provas e trabalhos, quanto tempo disponho para esse ofício? Quanto tempo me sobra para minha vida particular e também de aperfeiçoamento profissional? Imagine então os professores que tem uma aula só por semana que tem que ter o dobro de turmas, como por exemplo a professora Sandra que tem 32 turmas ?Vamos ver esta semana o desenrrolar dos fatos, esperando que os que estão administrando a cidade e o estado acenem com o piso, sem ele não voltamos. Esperamos que agora a esducação tenha tanta visibilidade quanto o futebol.Como se isso fosse possível Estou um tanto quanto sem tempo para está com vocês. Espero notícias.
Quero despedir-me com uma frase de PEDRO ALEXANDRINO DE OLIVEIRA FILHO desaparecido em 1974 em Xambioá - Araguaia - No Araguaia. Pedro adotou o nome Peri e viveu a partir de 1970 na Região do Gameleira, incorporando-se ao Destacamento B. Nas cartas enviadas à família pedia notícias de todos e falava de sua caminhada, de seu compromisso com o povo brasileiro e do significado da luta plítica. Em uma dessas cartas escreveu: "TUDO DO AMANHÃ ESTÁ SEMPRE NO CAMPO DAS POSSIBILIDADES, É DE HOJE QUE TEMOS A CERTEZA, É HOJE QUE CRIAMOS AS CONDIÇÕES OBJETIVAS PARA O AMANHÃ". ( Direito à memória e a verdade - Comissão Especial sobre Mortos e desaparecidos Políticos: Secretaria Especial dos Direitos Humanos da Presidência da Republica ).

domingo, 17 de maio de 2009

Seminário de História da América

Queridos, espero que continuem nos dando força para a manutenção da greve.Essa é uma lutas de todos.Não esqueçam do seminário de História da América;segunda, terça e quarta-feira no auditório da reitoria da Ufc.Espero por vocês lá.

segunda-feira, 30 de março de 2009

Republica Velha


Sabemos que a fraude eleitoral foi uma daspráticas políticas da Primeira República(acho que ainda não nos livramos desta prática) Para as elites agrárias nesessário se fazia manter o controle do eleitorado e amaneira enconatrada foi o voto de cabresto.
As transformações ocorridas principalmente a partir das três últimas décadas do séculoXIX levaram a proclamação da Repúclica.Transformações tais como; a modernização do sistema produtivo e a crescente urbanização fazem surgir novos atores sociais, os cafeicultores e os setores médios urbanos, com poucas oportunidades de ascensão na rígida pirâmide da sociedade imperial.
Com o envolvimente na Guerra do Paraguai(1864-1870),o Exército ganha consciência de seu papel político e vê na República a participação direta na vida plítica,fazendo com que o projeto de salvação de ispiraçãp positiivista "Ordem e Progresso".
As vésperas da proclamação notava-se facilmente as tendências;os militares divididos em positivista e não positivistas,os evolucionistas liderados pelo jornalista Quintino Bocaiúva propondo uma transição pacífica sem a presença incômoda do povo,e os revolucionários liderados por Silva Jardim, defendendo a necessidade de um movimento armado inspirado na Revolução francesa.
Os Revolucionários de Silva Jardim foram neutralizados por Quintino Bocaiúva unindo os militares,os fazendeiros e os evolucionistas.Em novembro de 1889, os republicanos convidam, o monarquista Deodoro da Fonseca, principal chefe do exército para dar o golpe de misericórdia na Monarquia que dispese-se do cenário sem os aplausos do povo, que por sua vez acordou besta com a República que acabará de nascer.
Como vimos na linha de tempo o período republicano divide-se em república da espada e república oligárquica. Mas não podemos esquecer que a república da espada tem este nome devido aos primeiros presidentes militares para depois os civis assimirem o governo.Não podemos esquecer que essa divisão é mais didática, pois sabemos das ligaç~~oes dos militares com as oligarquias.
Quem está no centro desta república?Que tem como instrumento de poder o voto de cabresto? O coronel(guarda nacional a época da regência),controlando no município e estabelecendo através das relações de compadrío paternalista, clientelista.Construindo uma base forte para a manutenção da Política dos Goveernadores, da Política do café com leite, dominando o cenário republicano até 1930.
Não podemos deixar de estudar os movimentos sociais que convulcionaram esse primeiro período da Jovem República.citando os mais conhecidos: os movimentos messiânicos; são movimentos sociais rurais ora combinado conteúdo religioso com carência social, ora combinado conteudo religioso com reivindicaação social e os que expressaram reivindicações sociais sem conteúdo religioso( Boris Fausto).A saber;Canudos, Caldeirão, Contestado e o Gangaço.
Os movimentos sociais urbanos como a Revolta da Vacina(1904).A Revolta da Chibata(1910),o Movimento Operário com suas influências marquista e socialistras, as greves como a de 1917. O Movimento Tenentista; a Coluna Prestes.E a Semana de arte Moderna.
Foram pedidos até o momento como atividade complementar a construção de uma linha de tempo tradicional, ou seja, linear e depois passar para uma linha espeiral elicoidal.Também a resolução dos exercícios dos cap. 17 e 18. Por último foi pedido que se preenchesse as lacunas do lema Positivista a saber:O Amor......................por princípio.A Ordem.................por base e o progresso.......................... por fim.
Por hoje é só,e vamos desvendando as bobras da vida repúblicana.