
Sabemos que a fraude eleitoral foi uma daspráticas políticas da Primeira República(acho que ainda não nos livramos desta prática) Para as elites agrárias nesessário se fazia manter o controle do eleitorado e amaneira enconatrada foi o voto de cabresto.
As transformações ocorridas principalmente a partir das três últimas décadas do séculoXIX levaram a proclamação da Repúclica.Transformações tais como; a modernização do sistema produtivo e a crescente urbanização fazem surgir novos atores sociais, os cafeicultores e os setores médios urbanos, com poucas oportunidades de ascensão na rígida pirâmide da sociedade imperial.
Com o envolvimente na Guerra do Paraguai(1864-1870),o Exército ganha consciência de seu papel político e vê na República a participação direta na vida plítica,fazendo com que o projeto de salvação de ispiraçãp positiivista "Ordem e Progresso".
As vésperas da proclamação notava-se facilmente as tendências;os militares divididos em positivista e não positivistas,os evolucionistas liderados pelo jornalista Quintino Bocaiúva propondo uma transição pacífica sem a presença incômoda do povo,e os revolucionários liderados por Silva Jardim, defendendo a necessidade de um movimento armado inspirado na Revolução francesa.
Os Revolucionários de Silva Jardim foram neutralizados por Quintino Bocaiúva unindo os militares,os fazendeiros e os evolucionistas.Em novembro de 1889, os republicanos convidam, o monarquista Deodoro da Fonseca, principal chefe do exército para dar o golpe de misericórdia na Monarquia que dispese-se do cenário sem os aplausos do povo, que por sua vez acordou besta com a República que acabará de nascer.
Como vimos na linha de tempo o período republicano divide-se em república da espada e república oligárquica. Mas não podemos esquecer que a república da espada tem este nome devido aos primeiros presidentes militares para depois os civis assimirem o governo.Não podemos esquecer que essa divisão é mais didática, pois sabemos das ligaç~~oes dos militares com as oligarquias.
Quem está no centro desta república?Que tem como instrumento de poder o voto de cabresto? O coronel(guarda nacional a época da regência),controlando no município e estabelecendo através das relações de compadrío paternalista, clientelista.Construindo uma base forte para a manutenção da Política dos Goveernadores, da Política do café com leite, dominando o cenário republicano até 1930.
Não podemos deixar de estudar os movimentos sociais que convulcionaram esse primeiro período da Jovem República.citando os mais conhecidos: os movimentos messiânicos; são movimentos sociais rurais ora combinado conteúdo religioso com carência social, ora combinado conteudo religioso com reivindicaação social e os que expressaram reivindicações sociais sem conteúdo religioso( Boris Fausto).A saber;Canudos, Caldeirão, Contestado e o Gangaço.
Os movimentos sociais urbanos como a Revolta da Vacina(1904).A Revolta da Chibata(1910),o Movimento Operário com suas influências marquista e socialistras, as greves como a de 1917. O Movimento Tenentista; a Coluna Prestes.E a Semana de arte Moderna.
Foram pedidos até o momento como atividade complementar a construção de uma linha de tempo tradicional, ou seja, linear e depois passar para uma linha espeiral elicoidal.Também a resolução dos exercícios dos cap. 17 e 18. Por último foi pedido que se preenchesse as lacunas do lema Positivista a saber:O Amor......................por princípio.A Ordem.................por base e o progresso.......................... por fim.
Por hoje é só,e vamos desvendando as bobras da vida repúblicana.